quinta-feira, 11 de abril de 2013

Só acho


O problema de ter uma autoridade judiciária “causando” com frequência nos noticiários é ir perdendo a confiança aos poucos. A política do pão e circo não seria um método estranho ao direito? Achava que pertencesse a uns detentores ruins de cargos eletivos. Mas posso estar enganada.

Sempre achei que barulho demais significasse comprometimento de menos. O ilusório privilégio da certeza pertence aos idiotas e os sábios estão em silêncio investigando suas crescentes dúvidas. Assim caminha a humanidade.

O duro é lidar com um deputado que se diz defensor dos direitos humanos e se mostra uma pessoa eminentemente desumana. Gente, e dizem que ISSO é democracia. Democracia é a palavra mais irônica que eu já vi na minha vida.

Na Grécia “criaram” a democracia mas na realidade poucas pessoas eram consideradas cidadãs. Naquela época mulher nem voz tinha. Como as pessoas tem coragem de chamar uma coisa qualquer de democracia? Quem sabe um dia a gente consiga concretizá-la, mas, enquanto isso não acontece, repete-se essa palavra de forma ridícula.

Democracia é o povo no poder, um povo que poucas vezes sabe o que está fazendo, um povo crédulo demais que se perde em suas próprias crenças, que acha que democracia é poder dizer o que pensa, esquecendo que a democracia não é uma permissão para discriminar o próximo, opinião não é sinônimo de desrespeito. Liberdade tem que ser pra todo mundo. Limites também.

Em passos de formiga e as vezes sem vontade, temos caminhado. Se não buscamos a evolução, ela nos carrega.

Mas longe de mim aceitar algumas coisas. Gente que já demostrou ter uma implicância latente com uma classe e se recusa a discutir civilizadamente um assunto. Esclarecer aos interessados quais são seus reais argumentos.

Quem grita raramente tem razão, pois quem a tem não precisa erguer a voz. Quem tem autoridade não precisa subjugar quem está à volta. Mais uma vez, somos todos humanos na mesma medida.

Então os TRFs são inconstitucionais? Faz sentido que as ADCTs não possam ser usadas para situações criadas após a Constituição de 1988, isto é, após a transitoriedade para a qual tais regras foram elaboradas. Ok. Qual é o remédio pra isso? Uma ADI ou um barraco?

O prazo para instalação dos TRFs é desarrazoadamente curto? Qual o remédio pra isso? Um requerimento de dilação de prazo ou um barraco?

Existem formas mais eficientes de ampliar o funcionamento da Justiça Federal do que criando novos Tribunais? Qual o remédio pra isso? Uma nova proposta de emenda ou um barraco?

Só acho que barraco não resolve nada. 

Um comentário:

  1. Pra variar: dito e muito bem dito.

    "Sempre achei que barulho demais significasse comprometimento de menos"

    ResponderExcluir