segunda-feira, 22 de março de 2010

Justiça


Há coisas que a princípio nos parecem simples, mas um pouco mais de sensibilidade mostrará, não o tamanho, mas a evidente grandeza do iceberg abaixo da superfície e sua problemática. Talvez seja essa a característica do Direito que mais me afeta, de forma boa e ruim. É sem dúvidas dramático, porém interessante na mesma medida. Dizem que a maioria dos estudantes de Direito adora a parte penal. Eu, nos dias mais tranquilos fico inquieta com essa parte. Nos dias pensativos fico desesperada. Prever tipos penais genericamente e cominar penas, mesmo considerando para isso as particularidades do ato ou do fato, ainda me soa como uma forma um pouco simples de lidar com algo tão complexo. Aí tem a imparcialidade da autoridade que pode ir à discricionaridade e – tomara que não – indiferença, a respeito do que está sendo tratado. Já me é angustiante a idéia de ‘julgamento justo’. Como garantir que o que é justo pra mim, também será pra você, pra quem julga e pra quem está sendo julgado? Já reparou que passamos a vida julgando tudo/todos que estão à nossa volta e por vezes condenamos por simplesmente desconhecer as razões por trás das atitudes alheias? Há que se buscar a verdade sempre, mas a própria verdade pode ser relativa, tanto quanto nós somos. As leis penais existem para proteger – ou ao menos evitar lesão – ao que consideramos os mais preciosos bens. Proteção essa que se dá através da ameaça a um desses bens – a liberdade – a quem desrespeitar a lei. Assim, não obstante os princípios éticos que – pelo menos deveriam – reger a vida em sociedade, há mais uma razão pela qual não cometer crimes – as consequentes penas. Considerando que para praticar um crime é necessário superar primeiro os próprios princípios éticos, e depois ainda a imperatividade da lei, já é motivo o bastante para que não se admita a impunidade e que se procure, se necessário exaustivamente – e aqui deve residir o dom do jurista – pela solução mais justa possível. A lei também tem que proteger o acusado da potencial arbitrariedade do Estado, e aí às vezes achamos o sistema brando demais, e mais uma vez temos que contar com o talento do jurista para que extraia o máximo de eficácia que o sistema oferecer. O Direito, como instituição humana, tem lá seus defeitos, mas ainda sim é a reação que nós podemos, e porque não, devemos ter, em vez de ficar com os braços cruzados. Inadmissível é ficar de braços cruzados enquanto os mais diversos crimes acontecem, dolosos, culposos, premeditados ou não, frios e passionais. Há sempre uma verdade por trás deles, e manipulá-la é ainda mais lamentável. Mas a verdade aparece pra quem a procura. Qual o mínimo que podemos fazer? Procurá-la. O sistema penal é pro reo mas também é pro societate. Dignidade também é assumir as consequências do que se causou. Errar é humano? Ser humano é escolher o ser, e praticar atos segundo essa escolha, como, por exemplo, permitir-se aprender com os próprios erros. Reparar o prejuízo.

Hoje começa o júri do caso Nardoni. Eu não vejo como o início de um julgamento. É o início da verdade mostrando as consequências sobre um julgamento que sentenciou à morte quem tinha direito à vida.

Em defesa do que restou, quando tudo o que restou foi a memória, viva, reclamando sua justiça. Nossa justiça.

"Senhor, dai pão aos que tem fome, e sede de justiça aos que tem pão, amém."

6 comentários:

  1. DETONOU! Sério, você fala muito de Direito! Deveria investir nisso!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma certa birra em relação a forma pela qual a mídia escolhe as tragédias que irão nos tocar ...

    ResponderExcluir
  5. [...] Hoje começa o júri do caso Nardoni. Eu não vejo como o início de um julgamento. É o início da verdade mostrando as consequências sobre um julgamento que sentenciou à morte quem tinha direito à vida.

    Não preciso e NEM CONSIGO dizer nada: vc disse tudo. Adoro E amo a sequência E A consequência das suas linhas. Sempre é td muito claro e digno de uma grande escritora... Larga o Direito e vá fazer Jornalismo... HAHAHA! Tô zuando. Faça que nem eu: faça o Direito e futuramente, outra faculdade que lhe dê mais respaldo em suas escritas!
    Amei.
    bjo Tay!

    ResponderExcluir
  6. Tainá... você escreve muito bem. Serás uma ótima advogada, tenho certeza disso.

    Confesso que é interessante estudar penal, mas a pratica é suja, tem que ter estômago, não é pra qualquer. Para mim não foi e eu me afastei dessa àrea, porque eu julgo, e condeno qualquer assassino, ou coisas do gênero, logo, como poderei defender alguém nessa situação?

    Beijo

    ResponderExcluir